Westworld S02 E01-06

Jul 29, 2018

Imagens

“O homem não pode fazer-se sem sofrer, pois é ao mesmo tempo o mármore o escultor.” Essa frase de Alexis Carrel não poderia ter um valor mais direto do que o visto em Westworld, com a devida correção, já que a grande questão sobre a qual gira o drama é a diferença entre androides e humanos. No entanto, androides também podem mudar, mas a um alto custo. A versão 2.0 do homem torna até Nietzsche, como sempre, relevante.

Do primeiro ao sexto episódio podemos dizer que a segunda temporada de Westworld é uma construção e tanto, que nos inspira os mais diversos pensamentos e sentimentos em relação à nossa (não-)individualidade, nossa consciência ou até mesmo o que é realidade. Nunca com medo de deixar os espectadores mais preguiçosos para trás e ancorado no que o sci fi tem de melhor – ideias – as suas diferentes narrativas traçam um panorama ímpar entre as grandes produções, pois consegue reunir, assim como a maioria das produções dirigidas e escritas pela família Nolan, um blockbuster com ideias. E no caso dessa parceria entre Jonathan Nolan e Lisa Joy, algo que falta nos filmes de Chris Nolan: coração.

Todo o pequeno hiato aberto em uma versão oriental de Westworld poderia ser vista como descartável, mas note a reação dos personagens que já conhecemos ao encontrar seus sócias, seja em personalidade ou narrativa, e terá o preço pago. Isso sem contar a empatia que isso gera em Maeve, tornando sua jornada em busca da filha ainda mais significativa por acrescentar ainda mais dor e sofrimento pelo caminho.

Wanderley Caloni, 2018-07-29. Westworld. Série criada por Jonathan Nolan e Lisa Joy. Dirigido e escrito por uma porrada de gente. IMDB.